quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro

Foram 20 clubes participantes; 380 partidas jogadas; 1034 gols e apenas um vencedor. O Campeonato Brasileiro que acompanhamos neste ano de 2008, foi algo excepcional. Sem dúvida, um dos mais disputados de toda a história do futebol nacional.


Desde o início do campeonato de “pontos corridos”, o Brasileiro nunca foi tão emocionante e disputado. Sempre houve um campeão consagrado com pontos de sobra sobre os concorrentes, mas em 2008 foi diferente. No Campeonato Brasileiro deste ano, vários times se alternaram na liderança, mantendo-se neste posto por algumas rodadas, mas perdendo a posição algumas rodadas depois. Destaque para os 5 primeiros colocados São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, que desde o começo do campeonato estiveram no pelotão da frente disputando o título. A luta por uma vaga na Libertadores também foi calorosa. No final, azar do Mengão, que por falta de estrutura acabou perdendo as duas disputas.


Já no pelotão de baixo, a briga também se estendeu até a última rodada. 4 times brigando e rezando para não cair. Como rebaixados tivemos o Vasco da Gama, Figueirense, Portuguesa e o Ipatinga. Destaque para o Vasco da Gama, que após um ano conturbado, com eleições presidenciais e brigas políticas, acabou mostrando-se um time desestruturado no campeonato, e obtendo seu “acesso” à série B.


Vimos novamente a supremacia do treinador Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, que pela terceira vez consecutiva ganhou o campeonato nacional. Um feito que, como o de Schumacher (F-1), será difícil de ser batido. O São Paulo mostrou-se (mais uma vez) o time mais bem estruturado do país. Um elenco sem grandes estrelas, mas que jogou um futebol sério e objetivo. Não há duvidas que o tricolor paulista será, em 2009, o grande favorito ao título Brasileiro.


Esperamos que em 2009 possamos assistir a um campeonato tão bom quanto o que presenciamos neste ano.


2 comentários:

Brunno Maia Esteves disse...

Achei o Campeonato Brasileiro do ano de 2008 tendencioso para a equipe do São Paulo. Em minha opinião, outras equipes como Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e Flamengo, mereciam o título muito mais do que a equipe do São Paulo. Apenas espero que em 2009, o campeonato seja mais equilibrado como foi o começo do de 2008, mas que seja equilibrado até o final, sem favorecer outras equipes, como foi no final da competição deste ano.
É isso visitem mais vezes meu blog, http://meiaworld.blogspot.com/


Abraços

Jean Gutti disse...

vou add junto ao meu blog
;)